21.5 C
Brasília
sexta-feira, 19 abril, 2024

SES deixa servidores sem alimentação no Dia D

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Servidores que trabalharam no último sábado (30) no “Dia D” contra a Gripe foram surpreendidos com a falta de recursos para se alimentarem, durante a campanha de combate ao vírus H1N1. Diferente do que ocorre há quase duas décadas, de acordo com os próprios trabalhadores, a Secretaria de Saúde não cedeu a alimentação nem tíquetes que pudessem servir para que eles se mantivessem no período de 8h às 17h.

Os servidores acusam a Secretaria de Saúde de sequer ter avisado com antecedência que não concederia a alimentação, o que os pegou se surpresa. “Não nos preparamos e quem não tinha condições não teve como trazer alimentação ou algum tipo de lanche para passar o dia. O comum é que a secretaria mande refeições para nós e, quando isso não ocorre, tíquetes para que nós possamos ir ao comércio mais próximo para almoçarmos”, denunciou uma servidora do Centro de Saúde n°3 de Taguatinga. “É a primeira vez em 17 anos de secretaria que isso ocorre comigo”, lamentou.

A demanda foi grande em toda a rede de centros de saúde que disponibilizaram a vacinação, sem horário de pausa. Os servidores dizem que, em alguns postos, as doses chegaram a acabar tamanha a procura.

Culpa da LRF
Procurada por esta reportagem, a Secretaria de Saúde respondeu que a suspensão da alimentação para os servidores que trabalharam durante o dia D da campanha de vacinação contra a gripe foi necessária devido à falta de contrato para este tipo de serviço. De acordo com a pasta, seria gasto em torno de R$ 1 milhão, sem cobertura contratual, para conseguir fornecer a alimentação às equipes, o que é vedado pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

A Secretaria de Saúde esclareceu, ainda, que todos os servidores recebem auxílio-alimentação em dinheiro. Além disso, a pasta informou que os profissionais que trabalharam no último sábado receberão folga compensatória sem abono deste auxílio.

Profissionais, como os técnicos de enfermagem, recebem algo em torno de R$ 386,00. Para compensar o valor, na maioria dos casos, os servidores por não poderem sair de seus plantões se alimentam nas próprias unidades de saúde, com alimentação fornecida pelas mesmas.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Mais servidores recebem pagamentos por direitos garantidos, quase 15 mil reais pagos

O departamento jurídico do SindSaúde continua a lutar incansavelmente pelos direitos dos servidores, resultando em pagamentos semanais para dezenas...

A ponta do Iceberg da triste realidade da saúde pública do Distrito Federal

A face visível do problema da saúde pública no Distrito Federal revela-se através de um cenário alarmante: metade das...

SindSaúde e trabalhadores do IGES/DF aprovam acordo coletivo de 2024 em assembleias

SindSaúde e trabalhadores do Iges/DF aprovam, com ressalvas, o acordo coletivo de 2024 em assembleias realizadas nas unidades do...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img