21.5 C
Brasília
sábado, 20 abril, 2024

Diretoria do SindSaúde acolhe comissões de terapeutas ocupacionais e odontólogos

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Assim como aconteceu no começo da semana, o SindSaúde-DF foi procurado por outras duas comissões de aprovados no último concurso da Secretaria de Saúde. Terapeutas ocupacionais e odontólogos pedem apoio a nomeação dos profissionais.

Para o primeiro cargo eram 22 vagas, com 130 aptos a assumir o cargo. O déficit de terapeutas ocupacionais na rede pública de saúde, segundo os aprovados, é de cerca 300 vacâncias. O trabalho desenvolvido por eles é fundamental para a reabilitação, especialmente com as crianças com microcefalia, por exemplo.

O descaso com os profissionais e a população também pode ser visto na falta de contratação dos odontólogos. Hoje, no ranking do Ministério da Saúde, o Distrito Federal está nas piores colocações no que se refere a prevenção e tratamento dentário. Segundo os dentistas, seria necessária a contratação de 200 profissionais para que a população tivesse a assistência necessária.

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) cobra da SES a permanência de odontólogos dentro das UTIs, mas como fazer se nem para o atendimento básico existem profissionais? Além disso, a Câmara Legislativa do DF (CLDF) aprovou um projeto que regulamenta a permanência desses profissionais nessas unidades de terapia intensiva, mas a matéria foi vetada pelo governador Rodrigo Rollemberg. “Precisamos que a Câmara derrube o veto. A saúde bucal dos pacientes influencia diretamente em seu quadro médico”, explicou uma dentista concursada.

Compareça – Uma audiência sobre o ingresso de organizações sociais, convocada pelo distrital Bispo Renato Andrade, será realizada na próxima quinta-feira (5) na Câmara Legislativa. Servidores prometem grande mobilização para evitar que o governo de Rodrigo Rollemberg não repita erros de gestões passadas.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Mais servidores recebem pagamentos por direitos garantidos, quase 15 mil reais pagos

O departamento jurídico do SindSaúde continua a lutar incansavelmente pelos direitos dos servidores, resultando em pagamentos semanais para dezenas...

A ponta do Iceberg da triste realidade da saúde pública do Distrito Federal

A face visível do problema da saúde pública no Distrito Federal revela-se através de um cenário alarmante: metade das...

SindSaúde e trabalhadores do IGES/DF aprovam acordo coletivo de 2024 em assembleias

SindSaúde e trabalhadores do Iges/DF aprovam, com ressalvas, o acordo coletivo de 2024 em assembleias realizadas nas unidades do...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img