26.5 C
Brasília
sexta-feira, 19 abril, 2024

A convite do SindSaúde, secretária-adjunta da Saúde e representante da Sugetes visitam lavanderia do HMIB

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

O SindSaúde esteve na tarde de hoje (27) no Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB) para receber Eliane Berger, secretária-adjunta da Saúde (SES-DF), e Flávia Cáritas, subsecretária de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde, e mostrar as mazelas da lavanderia da regional. A falta de materiais e o déficit de servidores foram os principais problemas apontados pelo sindicato .

Sobre a falta de lençóis, a administração do hospital garantiu que os processos de licitação devem começar a surtir efeito em pouco mais de um mês. Alguns, como o das roupas usadas no centro cirúrgico, já estão em fase de empenho, enquanto o da rouparia infantil, por exemplo, foi reprovado devido à má qualidade das peças apresentadas pelo fornecedor. Berger garantiu que acompanhará de perto os tramites da aquisição desses materiais até que o problema seja sanado por completo.

As representantes da SES-DF comprometeram-se ainda a encontrar soluções de curto e longo prazo para as escalas do setor e o déficit de pessoal. Inicialmente, Cáritas averiguará se não há desvio de função de AOSDs que poderiam estar colaborando com a lavanderia. A concessão de 40 horas e a ampliação das horas extras também serão medidas estudadas pela Sugetes, até que se decida pela reativação do setor ou terceirização. “Ou terá uma retomada da lavanderia, com novos servidores, ou uma contratação de serviço complementar”, afirmou Berger.

Já a direção do SindSaúde pediu que essas soluções também sejam aplicadas em todas as lavanderias da rede, pois os mesmos problemas são recorrentes.

Restauração de macas e melhores condições para terceirizados da limpeza
A direção do SindSaúde apontou outros problemas na regional. Macas, cadeiras e móveis diversos encontram-se jogadas em frente ao setor de matrimônio sem qualquer perspectiva de reparo.

Trabalhadores da limpeza, que são terceirizados, não contam com local decente para realizar suas refeições e os vestiários são tão pequenos que alguns armários precisam ficar do lado de fora ao relento, causando desorganização no local. A secretária-adjunta assegurou que apresentará uma solução para ambos os casos em breve.

{gallery}2879{/gallery}

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Mais servidores recebem pagamentos por direitos garantidos, quase 15 mil reais pagos

O departamento jurídico do SindSaúde continua a lutar incansavelmente pelos direitos dos servidores, resultando em pagamentos semanais para dezenas...

A ponta do Iceberg da triste realidade da saúde pública do Distrito Federal

A face visível do problema da saúde pública no Distrito Federal revela-se através de um cenário alarmante: metade das...

SindSaúde e trabalhadores do IGES/DF aprovam acordo coletivo de 2024 em assembleias

SindSaúde e trabalhadores do Iges/DF aprovam, com ressalvas, o acordo coletivo de 2024 em assembleias realizadas nas unidades do...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img