20.5 C
Brasília
sexta-feira, 29 março, 2024

Falta investimento em: saúde, pesquisa, gestão. Virou Zika e sobrou pro povo

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

O Brasil vem perdendo com grande desvantagem a luta contra o mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão da já conhecida dengue e que recentemente está em maior destaque por disseminar também a Chikungunya e o Zika vírus. Tal derrota nada mais é o retrato da inércia do governo federal que parece ainda não ter acordado para a gravidade do problema. O Ministério da Saúde e, aqui no DF, a Secretaria de Saúde, precisam tomar as rédeas da situação enquanto ainda não há uma solução definitiva. Precisamos falar sobre prevenção.

A SES-DF precisa sair na frente e disponibilizar repelentes para profissionais que trabalham expostos nas ruas, para mulheres em idade fértil, grávidas e crianças. O SindSaúde já discutiu essa ideia com diversas autoridades e está mais do que na hora disso sair do papel. A Pasta e o Ministério devem evitar que um mal ainda maior se instale em nossas famílias, pois ele será a personificação da culpa de um país que não investiu em saúde, muito menos em pesquisa para evitar a dor do seu povo.

Assim como casos recentes como o da lama de Mariana, ou até mesmo de décadas atrás a exemplo do Edifício Palace II, que em 1998 desmoronou no Rio de Janeiro devido a falhas em sua construção, o Zika vírus é mais uma tragédia anunciada graças a um governo que espera pagar para ver. Em vez de pensar apenas no tratamento das vítimas da doença é preciso investir pesado em pesquisa. O governo está mais preocupado em montar clínicas para a reabilitação para toda uma geração com microcefalia, a custos baixos, do que combater de verdade a situação.

O Brasil não investe em pesquisa como deveria. Convivemos com o Aedes há décadas, até ele mesmo já sofreu mutação, e nós ainda não conseguimos combatê-lo. Nossos jovens cientistas precisam ser incentivados. Ou será que vamos esperar que essa vacina venha do exterior e assim custe ainda mais caro aos cofres públicos?

Infelizmente nosso sistema tem contribuído para que o mosquito ocupe sempre a pole position. Está na hora do Brasil vencer essa corrida. Do jeito que está, não pode mais ficar. Por aqui, o GDF precisa construir parcerias para governar o Estado, pois se não o caos pode ser um paraíso diante do que ocorrerá com essa cidade.

Existe pátria educadora sem investimento pesado em pesquisa científica? Existe pátria educadora com deficiência grave na atenção primária?

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Sindisaúde triunfa em julgamento judicial: mais uma conquista para o servidor da saúde

O jurídico do Sindisaúde obteve mais uma vitória jurídica em favor do servidor. Em decisão recente, o pedido inicial...

Aproveite! Carência zero no plano odontológico Bradesco para os 500 primeiros inscritos

Agora, os filiados do SindSaúde podem desfrutar do melhor plano odontológico do país, o Saúde Bucal Bradesco, sem nenhum...

Retroativo da terceira parcela; Servidores da saúde têm direito sagrado! SindSaúde se mantém firme nesse propósito

O clamor por justiça ecoa nos corredores da saúde pública do Distrito Federal. Os servidores da saúde, incansáveis que...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img